Posso usar incenso durante a minha oração pessoal?

Tempo de leitura: 3 minutos

A pergunta acima nos remete a uma série de dúvidas e questionamentos. Será que o uso de incenso durante a minha oração pessoal é permitido pela igreja? Será que posso utilizá-lo com frequência? Para responder a essas dúvidas, a Palavra de Deus nos afirma:

“suba a minha prece como incenso à tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina!” (Sl 141,2).

Outra palavra que apresenta de forma clara esta prática, está no livro do  Apocalipse: “E outro anjo se colocou perto do altar: tinha nas mãos um turíbulo de ouro. Ele recebeu uma grande quantidade de incenso para ser oferecido, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro, que está diante do trono. Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos” (Ap 8,3-4). Tanto o salmista quanto o livro do Apocalipse apresenta de forma clara o por que usar incenso nos momentos de oração: como sinal das nossas preces que se elevam a Deus!

Liturgia judaica e apocalíptica

A liturgia cristã e judaica trazem uma profunda relação. Ambas têm as Sagradas Escrituras como parte essencial das suas liturgias. “A relação entre a liturgia judaica e a liturgia cristã, como igualmente a diferença dos respectivos conteúdos, são particularmente visíveis nas grandes festas do ano litúrgico, como a Páscoa. Tanto os cristãos como os judeus celebram a Páscoa: a Páscoa da história, virada para o futuro, entre os judeus: a Páscoa consumada na morte e ressurreição de Cristo, entre os cristãos – embora sempre na esperança da sua consumação definitiva” (CIC 1096).

Toda essa caminhada oracional e celebrativa tem como fim levar os fiéis a participarem do banquete das Bodas do Cordeiro: “Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro” (Ap 19,9). É, pela graça da oração e cheios de esperança que, chegaremos a celebração da vida eterna. Daí um grande motivo para você rezar.

Saiba porque construir seu oratório pessoal: Oratório pessoal, local de encontro com Deus

Com o incenso, eleve a Deus sua confiança e oração

oracao

A Palavra de Deus nos fala: “exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume” (Lc 1,8-9). A prece de Zacarias, elevada diante do altar com o incenso, provocou a Deus, e este, envio-lhe um anjo para anunciar que sua oração tinha sido atendida e, então, ele se tornaria pai de João Batista (Lc 1,11-13).

O que aconteceu a Zacarias é apenas um sinal de que a oração feita diante do altar e com a oferta do perfume a Deus, depositando nele nossa confiança e adoração, leva-nos, também, a alcançar inúmeras graças.

Lembramos que para utilizar o incenso é preciso ter o incensário (pequeno recipiente utilizado para queimar o incenso). Este pode ficar disponível em seu altar pessoal. Mas, não esqueça de tomar os devidos cuidados para evitar pequenos incidentes.

Um meio de aprofundar ainda mais sua espiritualidade é erguer um altar em sua própria casa para ser seu cantinho de oração. 

Nos mande a foto do seu cantinho de oração pessoal!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *