URBI ET ORBI – UMA COMUNHÃO DE ORAÇÃO

Tempo de leitura: 3 minutos

Urbi et Orbi

Bênção Urbi et Orbi (da cidade de Roma para o mundo) é a benção de Páscoa e Natal, com as quais o Papa se dirige ao público em geral na Praça de São Pedro. A principal característica desta bênção aos fiéis é que concede uma penitência e uma indulgência plenária sob as condições definidas pelo direito canônico (ter confessado e recebido a comunhão, e não ter caído em pecado mortal).

O INCENSO URBI et ORBI

Este incenso foi elaborado a partir da mistura de resinas balsâmicas e óleos aromáticos originários dos cinco continentes com a intenção de que, ao ser abençoado pelo Santo Padre, possa consagrar todos os povos, estendendo a estes toda a graça e misericórdia de Deus e que, ao ser queimado, possa unir a todos de maneira indissolúvel numa única oração e subir ao céu em súplica, adoração e louvor.

Criado pela Milagros especialmente para a JMJ que aconteceu no Rio de Janeiro em 2013, uma pequena quantidade deste precioso incenso abençoado foi carinhosamente guardada para ser adicionada nesta mistura e um pouco desta nas misturas subsequentes, para assim mantermos a memória do original e perpetuar as bênçãos de Deus, oferecidas pelo Papa Francisco.

Este incenso caracteriza-se por produzir bastante fumaça e exalar um perfume marcante de rosas. Foi elaborado a partir da mistura de resinas balsâmicas e óleos aromáticos originários dos cinco continentes, nas intenções de:

  • Representar as orações de todo o povo cristão e homens de boa vontade, em intenção do Santo Padre.
  • Quando abençoado, receber os frutos dessas orações através das bênçãos de Deus que estende toda Sua graça e misericórdia a todos os povos.
  • Ao ser queimado, unir a todos de maneira indissolúvel numa nuvem perfumada de oração e subir ao céu em súplica, adoração e louvor, e;
  • Expandir para o mundo, o suave perfume de Cristo.

 FÉ COM OBRAS

Além da comunhão de oração entre os cristãos, este projeto contempla outros benefícios muito importantes e que merecem destaque:

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL: O incenso e a Mirra são resinas naturais extraídas de plantas balsâmicas produzidas no norte da África (Somália, Eritréia, Etiópia, Sudão e Quênia) e Sul da Arábia (Omã e Iêmen), regiões muito pobres e de grandes conflitos em que esta fonte de renda é de vital importância para economia local. Desta maneira, existe um desafio muito grande para todos, principalmente para nós que utilizamos estas preciosas resinas. Muitas das famílias que historicamente exploravam estas árvores deixaram ou foram expulsas de suas terras pela fome, guerras e/ou conflitos e agora estas árvores estão morrendo pelo excesso de colheitas e manejo inadequado feitos pelos novos “inquilinos”, que em muitos casos, escravizaram os que antigamente eram os donos. Já existe um projeto da ONU através da FAO para minimizar os efeitos desta triste realidade e acreditamos que, mesmo sendo uma pequena empresa podemos fazer a diferença na reversão, ao menos minimizar, as consequências desta situação.
  • SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: A extração da resina é feita com uma leve raspagem do caule da árvore, exigindo, portanto, que esta seja mantida viva, consequentemente a preservação do meio ambiente. Um estudo publicado pelo Journal of Applied Ecology em 2011 afirma que a árvore do incenso ( Boswellia) estará extinta em 2050 por diversas razões além da citada anteriormente, entre elas: as mudanças climáticas – e este é outro grande desafio e responsabilidade que temos que enfrentar e sem demora.
  • MOBILIZAÇÃO DE TODOS PELA PAZ MUNDIAL: Como este incenso tem uma fórmula viva que se renova a cada ano, acreditamos que num futuro próximo, a vocação deste projeto seja ultrapassar as fronteiras do cristianismo, para que todos, independente de raça, crença ou religião possam orar pelo Papa Francisco, como um líder na busca pela construção da paz mundial.

Conheça a linha de incensos Urbi et Orbi aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *